Correio Popular Notícia



Número de doadores de sangue é baixo em Ji-Paraná

Data da notícia: 24/09/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140924-132.jpg[/IMG] (Assessoria) Em situações de emergência, o Hemocentro de Ji-Paraná já precisou buscar bolsa de sangue em Guajará-Mirim, quando, inclusive a unidade de Porto Velho não tinha o tipo sanguíneo necessário. A precariedade da situação, causada pela falta de doadores, compromete não apenas a saúde de Ji-Paraná, mas também de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Presidente Médici e Alvorada do Oeste, assistidos pela instituição.
Apenas Ji-Paraná carece, em média, de 350 bolsas ao mês, mas o número disponível no centro de fornecimento de sangue é insuficiente. No local, há mais de 28 mil doadores cadastrados e mais de 600 fazem a doação mensal. Deste número, parte é descartada quando o teste detecta algo fora do normal, assim, o total mensal fica em torno de 450 bolsas. Estas informações foram prestadas pela bioquímica do Hemocentro Gilmeire Domingues Veiga, que explica que o fator RH negativo é o principal problema do centro: ?O número de O-, A- e AB- é muito baixo e às vezes temos que buscar em outras unidades?.
O problema foi levantado pelo vereador Affonso Cândido (PSDC) que faz o apelo tanto no âmbito da solidariedade quanto do trabalho institucional. ?Precisamos nos focar para salvar vidas. Levo esta bandeira, pois sei o quanto é difícil para famílias terem um ente precisando. Creio que as campanhas precisam ser massificadas para detalhar sobre o procedimento e esclarecer quaisquer dúvidas e que, como legisladores, temos que trazer este assunto sempre à comunidade seja nas sessões ou nos próprios bairros?, defende Affonso.
Gilmeire informa que o doador fica ciente, de forma gratuita, de qualquer alteração já que um exame completo do sangue é realizado. ?Uma das formas também de ter mais doadores é quando o paciente do hospital público recebe uma bolsa e ele indica três pessoas para fazer a doação?, assinalou. A sede fica localizada na Rua Cloves Arraes, número 1.440, região central. Mais informações pelo telefone (69) 3421 1615 ou (69) 3422 6762.

Fonte:






Noticia vista 1788 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.